Laguna
Laguna é a segunda cidade mais antiga de Santa Catarina, nasceu em terras de disputa colonial, atendendo a uma solicitação do rei de Portugal que desejava expandir a fronteira do Tratado de Tordesilhas, firmado com a Espanha. Mas com a chegada dos bandeirantes, a vila de origem indígena foi organizada, povoada e se transformou em ponto de partida de expedições. Terras onde nasceu a Anita Garibaldi.
– Laguna é uma cidade que vive basicamente da pesca e do turismo
– O Camarão de laguna é reconhecido por ser um dos melhores do Brasil
Há também um fenômeno raro: a ajuda dos golfinhos – uma cooperação com os pescadores.
Tratado de Tordesilhas
“O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado entre os reinos de Portugal e o reino de Castela, em 1494, no intuito de estabelecer os limites para a exploração das terras encontradas no Atlântico Sul. O tratado foi assinado na cidade de Tordesilhas e determinou a criação de um meridiano, a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde, na África. A parte oriental pertencia a Portugal e a ocidental, à Espanha.”
Praias
Laguna possui entrono de 20 praias, nós visitamos duas e recomendamos dar uma passada para conhecer como estamos de Motor home fazendo nossa viajem pelo Brasil nem sempre vamos conhecer todos os lugares de um determinado destino. Laguna também é conhecida por sua diversidade marinha, principalmente golfinhos e baleias que você pode ver em determinadas épocas do ano.
Praia do Cardoso
A praia do Cardoso é o lugar perfeito para apreciar um lindo pôr do sol, na frente possui um estacionamento, inclusive dormimos uma noite ali, mas para pegar vaga aconselho chegar cedinho. Na temporada a praia estava lotada. É uma praia bastante frequentada por jovens. quando fomos estava ventando muito então ficamos pouco por lá. O Acesso é fácil tudo asfaltado.
Prainha do Farol
A Prainha do farol tem bastante bares na frente, é uma praia pequena e bem movimentada. O acesso é fácil. Porém quando fomos ventou muito nem chegamos a ir no mar.
Pontos turísticos de Laguna
Farol de Santa Marta
Programando sua próxima viagem não esqueça do mais importante o seguro viagem, faça sua cotação com o nosso link e então garanta os melhores preços 👇
Um dos pontos turísticos mais visitados de Laguna, inaugurado em 1891, possui 29 metros altura, tem um foco de 74 metros, e está posicionado a 75metros acima do nível do mar, projetado por franceses. No entanto é a maior estrutura do mundo construída inteiramente com óleo de baleia. Considerados um dos maiores do mundo com alcance de 46 milhas náuticas.
O Farol é muito lindo e ainda está em atividade, no entanto é permitida a visita só na base, também tem uma trilha que leva até umas pedras onde da para chegar mais próximo do mar. Muito lindo o passeio recomendamos. Para chegar até o inicio da trilha do farol tem que subir um morro, porém lá dentro a trilha bem demarcada.
Lagoa de Santo Antônio
Se você curte apreciar um belo pôr do sol, então aqui é mais um lugar. Bastante pescadores frequentam a lagoa e tem uma barraquinha que vende pastel e caldo de cana, que por sinal é uma delicia e preço em conta passamos uma noite ali com nosso motor home também é ponto de parada para esses veículos não tem estrutura só o espaço mesmo.
O que fazer em Laguna – Centro Histórico
Encontre seus passeios pelo mundo aqui 👇
Com mais de 600 prédios tombados como patrimônio cultural, o roteiro pelas atrações do Centro Histórico merece estar no topo da sua lista com tudo o que fazer em Laguna. São casarões, pracinhas e edifícios imponentes com arquitetura de estilo clássico, gótico e lusitanos.
Dentre as construções você encontra, a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos é um dos pontos mais importantes do centro histórico de Laguna.
Museu Anita Garibaldi
O Museu Histórico Anita Garibaldi é um dos passeios em Laguna mais recomendados para se saber um pouco mais da história da cidade. Com um acervo de diversos objetos e artefatos históricos, o museu está em frente à famosa estátua de Anita Garibaldi, que nomeou o local em 1956, ano que marca o centenário de sua morte.
Casa de Anita
A Casa de Anita Garibaldi, no estilo colonial, possui um tour que passa pela história e trajetória de vida de Anita. Com construção datada de 1711, é um dos museus mais legais para se visitar. Porém não conseguimos fazer a visitação nesses museus pois estavam fechados no dia em que passamos pela cidade.
Fonte a Carioca
A estrutura atual da fonte foi construída só em 1863, é comumente chamada de CARIOCA que significa ( KARI’ OKA, KARI= BRANCO ; OKA = CASA ; casa do branco).
A fonte permanece em uso até hoje, vimos a comunidade buscando água lá também aproveitamos para abastecer nossa bombona de água potável da van.
Mercado Publico
E por fim o Mercado Publico que para mim deixou a desejar espera vais do mercadão, como lojas de vendas de temperos e frutas, colorido tipo o mercadão de São Paulo. Mas pode ser que foi o dia que fomos não estava tudo aberto então só tinha alguns estabelecimentos de lanches e restaurante abertos. No andar superior há uma exposição de artes de artistas locais.
Por fim vou deixar aqui o link do nosso vídeo mostrando nossa passagem pela cidade com mais detalhes dos lugares.